26 de jun. de 2014

Vetor X Bitmap. Qual a diferença?

Bitmaps
Bitmaps são imagens formada por pixels. Mas o que é um PIXEL? Um pixel nada mais é do que um ponto em seu monitor, pequenos com cor e brilho variados. Indicados para representação de imagens com alto nível de detalhes, uma foto sempre será em Bitmap. Os arquivos Bitmaps por serem formados dispondo a imagem pixel a pixel, se tiverem seu tamanho aumentado sofreram distorções consideráveis, pois cada ponto é transformado em blocos maiores para compor a imagem maior. Exemplos de formatos em bitmap: PNG, JPG e BMP.

Vetorias
Agora que você já sabe o que são os Bitmaps, entender os gráficos Vetoriais ficará fácil. Vetoriais nada mais são que imagens formadas por cálculos matemáticos executados pelo computador. O que muda de Vetorial para Bitmap? Ambos não são imagens? Se você criar um quadrado pequeno e depois aumentar seu tamanho em 200 vezes, o quadrado continuará o mesmo, com a mesma definição e qualidade. Agora imagine fazer isso em imagens Bitmaps. O quadrado vai ficar embasado. O Grande diferencial entre Bitmap X Vetor é isso, a capacidade de transformação.
Um arquivo em Bitmap ampliado perde consideravelmente a qualidade, já em vetor não.


Quando usar Vetor e quando usar Bitmap?

Usando Vetor: Os gráficos vetoriais são utilizados em impressões, arte para revistas, folders, Web e principalmente para logomarcas. Um exemplo, adesivar um carro ou fazer um grande outdoor, a qualidade da imagem em Bitmap precisa estar imensa, porém em vetor conseguimos o tamanho que quiser sem perda de qualidade.

Usando Bitmaps: Os gráficos em bitmaps são amplamente utilizados na Web, impressões, cinema, Tv, CD-ROMS, Games, etc... Usa-se imagens baseadas em pixels quando se deseja uma maior profundidade, algo que transmita mais "vida" para o usuário/observador. Usamos o Bitmap em muitos casos, mas nem por isso o vetor deve ser esquecido, pois muitos ilustradores, com certeza utilizam ferramentas vetoriais para criar suas obras, seja o croqui ou a arte final, enfim, tanto os programas Vetoriais quanto os Bitmaps são importantíssimos e com certeza foram revolucionários e responsáveis pela explosão da arte digital nos dias de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Variados

2leep.com

Você poderá gostar também >>

Related Posts with Thumbnails