30 de dez. de 2010

Por que usamos a aliança no 4º dedo?

A aliança é um selo de fidelidade. Na bíblia encontramos algumas alianças feitas entre Deus e alguns homens. Um bom exemplo foi com Noé. Genesis 9:9-14
E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós; E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra; E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra; E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas; O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra; E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
O casamento significa que duas pessoas estão se unindo para que nunca mais se separem, por isso como sinal de fidelidade utiliza-se um anel de ouro chamado de "aliança de casamento" que nada mais é que um anel sem início e fim. Agora por que se utiliza a aliança de casamento no 4º dedo? Quem definiu isso?
Pergunta difícil de responder, porém existem algumas teorias, uma delas é a dos Egípcios que acreditavam que no dedo anelar existia uma veia que ia direto para o coração. Já os Ingleses medievais tinham o costume de usar a aliança no dedo polegar e no dia do casamento o noivo ia mudando a aliança do dedo enquanto dizia: Em Nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, até chegar no dedo anelar!
Agora uma bem convincente é a teoria chinesa. Assista ao vídeo e entenda. Muito interessante.
Vale lembrar que não se sabe ao certo que inventou cada teoria, e também se de fato é idéia chinesa, inglesa ou de qualquer outra nação. O interessante foi o argumento usado.
Retirei do mais que excelente site OficinaJovem12, post esse feito pela Luciane Miranda.

Um comentário:

Variados

2leep.com

Você poderá gostar também >>

Related Posts with Thumbnails