26 de jan. de 2011

Sou TÍMIDO, não posso ir para o céu?

No excelente portal Irmaos.com vi essa pergunta/resposta e na hora resolvi postar aqui.
A pergunta
Tenho muita dificuldade de aceitar as oportunidades que me são dadas para falar algo na minha igreja, pois tenho pavor de falar em público, de ser o centro das atenções e isso não é só na igreja, mas em todos os lugares, no entanto quando converso com alguma pessoa descrente ou estou em pequenos grupos não deixo de falar de Jesus, mesmo assim essa atitude me enquadra nos “tímidos” que não herdarão o céu?
Daniele, São Vicente - SP
A resposta de Eder Lucio do portal Irmaos.com
Como você deve ter conhecimento a Bíblia foi traduzida do grego para o português, e, assim como em toda tradução e linguagem existe o chamado “campo semântico” (def. conjunto de palavras diferentes, mas relacionadas entre si por meio de uma ideia, de um significado ou de analogias estabelecidas entre elas) que são levados em conta nas traduções.
Compare os seguintes textos:
Versão Revista e Atualizada:
Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
Versão Corrigida e Revista Fiel e Versão Revista e Corrigida (1995):
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Versão Revisada Imprensa Bíblica:
Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Todos estes termos em português foram traduzidos do adjetivo em grego “deilos”, cujo substantivo é “deilia”, da raiz “deos” (susto), assumindo a ideia de “covardia, timidez e medo”. Este é um termo totalmente negativo quando comparado com “medo e temor” (phobos; eulabeia) que estão associados à reverência principalmente. Ele também aparece nos textos de Mateus 8:26 e Marcos 4:40 quando os discípulos apavoraram-se diante da tempestade acreditando que morreriam nela.
O adjetivo “tímido”, a que você se refere como sendo, indica, antes de tudo, uma qualidade sua, ou seja, demonstra sua “dificuldade de relacionar-se com outrem; em ser acanhada, retraída”.
O termo grego refere-se às qualidades daqueles cujas ações ou essências constituem-se numa relação oposta à divina (cf. 2 Tm 1:7). Portanto o termo no contexto de Apocalipse 21:8 (acima) faz referencia ao grupo de pessoas que se opõem ao plano de Deus que vem sendo apresentado e demonstrado no livro de Apocalipse. Tais pessoas não participarão das bênçãos eternas, antes serão lançadas no lago de fogo. Este não é o seu caso, visto que você demonstra ter um encontro com Cristo como seu Salvador.

Meu comentário
Muito relevante. Embora a timidez não seja um fator para anular a salvação de alguém, é evidente que para que uma pessoa consiga cumprir o Ide isso deve ser tratado, não que ela não consiga, mas certamente a limita.
Obrigado pelas visitas. Volte sempre.
Que Deus te abençoe!

14 comentários:

  1. Ae Jamil Dagher, seu post ta ótimo. Parabéns.

    PS: Exclui esses comentários ofensivos desses neo-ateus que nunca leram nem a Evolução das Espécies e querem criticar a Bíblia.

    ResponderExcluir
  2. "Ae Jamil Dagher, seu post ta ótimo. Parabéns.

    PS: Exclui esses comentários ofensivos desses neo-ateus que nunca leram nem a Evolução das Espécies e querem criticar a Bíblia."

    Sua frase não tem sentido lógico. Ler "A Origem das Espécies" (este é o título traduzido correto da obra de Darwin) não faz necessariamente uma pessoa se tornar atéia e para se tornar atéia uma pessoa não precisa necessariamente ler a obra.

    ResponderExcluir
  3. Para ser Ateu é simples, basta não acreditar em seres mitológicos como, deus, osiris, odim, poder de jesus cristo etc

    ResponderExcluir
  4. discussao inutil nestes omentarios...
    se vcs sao ateu e ele cre em algo... o respeite...
    sou ateu e nao preciso tentar mudar a crença dele... soh tenho a certeza da minha...
    se conseguires ser assim tua vida fica mais simples

    ResponderExcluir
  5. olá, sou de CG e navegando achei esse blog, e venho dar os parabéns, muito bom o conteúdo e vou acompanhá-los sempre.
    parabéns novamente
    e fiquem na paz d cristo

    ResponderExcluir
  6. o problema é q crentes não gostam quando ateus falam as coisas, mais logo q veem algo ateu ne internet vai la chingar pra mostra q deus existe...gente cada um faz o q qé

    ResponderExcluir
  7. Se cre que deus não existe, então cre em uma coisa.Se não crer em nada vc não existe.

    ResponderExcluir
  8. engraçado, os crententes, evangelicos e cristãos em geral são os principais responsaveis por desacreditar a existencia de deus com seu preconceito, soberba, arrogancia etc etc etc

    ResponderExcluir
  9. Só pra constar. Eu apago todo e qualquer comentário que seja de alguma forma ofensivo. Palavras de baixo calão, ou qualquer coisa que ofenda a Deus.
    Se você for escrever algo desse tipo, não perca seu tempo.
    Respeito a opinião de todos, porém eu tento trazer algo de qualidade para o blog e determinados tipos de comentários não somam nada.

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei muito da explanação dada, realmente muito esclarecedora e instrutiva. Gostaria de saber, quanto do dogma católico, imposto por padres e papas, ainda compõem a Bíblia e se existe uma publicação "limpa" onde eu possa realizar meus estudos. Muito Grato por quem responder em meu e-mail. leebano@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Sou ateu, vou pro inferno. Como deus é amoroso.
    auheuahuehaue
    Piada néh!

    ResponderExcluir
  12. Voce so vai p inferno s vc nao respeitar os mandamentos Q e quando se detesta a etica! Se vc n tem etica nao sera uma boa pessoa c teu proximo e idem.
    Esta se falando de covardes q nao assumem seus atos e jogam em cima dos outros:calunia, injuria e DIFAMACAO q e estrategia p desviar o foco das atenções de s próprio. A gente massacra tanto o proximo as vezes inconscienment q o proximo nao dar tempo de pecar, Amem, porem quem faz massacre amem, Deus o perdoe! Nos somos bons... bom todo mundo é . Vc e bom pra vc!

    ResponderExcluir
  13. Voce so vai p inferno s vc nao respeitar os mandamentos Q e quando se detesta a etica! Se vc n tem etica nao sera uma boa pessoa c teu proximo e idem.
    Esta se falando de covardes q nao assumem seus atos e jogam em cima dos outros:calunia, injuria e DIFAMACAO q e estrategia p desviar o foco das atenções de s próprio. A gente massacra tanto o proximo as vezes inconscienment q o proximo nao dar tempo de pecar, Amem, porem quem faz massacre amem, Deus o perdoe! Nos somos bons... bom todo mundo é . Vc e bom pra vc!

    ResponderExcluir

Variados

2leep.com

Você poderá gostar também >>

Related Posts with Thumbnails