28 de set. de 2010

Quem eram ou quem são os LEVITAS?


Dois levitas, sendo o da direita sacerdote

Graça e paz minha gente.
Muito se ouve hoje em dia no termo "Levita". Mas o que quer dizer e quem são? Falam que são os músicos e cantores da igreja, mas será que somente esses são considerados um Levitas? Somente o fato de cantar ou tocar na igreja me torna um?

Pois bem , para entender precisamos estudar daonde surgiu esse termo?

"E concebeu outra vez (Lia), e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi." Gen 29:34

LEVI do Hebraico LÊWI ( לֵוִי ) ligado a raiz IÃWÂ significa JUNTAR , ou ainda HILLAWEH que significa UNIR. O nome HILLAWEH (LEVÍ) é da mesma família onomatopaica da palavra HALELUIA.


Lia ao deu esse nome a Levi pois através dele ela queria ter uma maior aproximação com seu esposo (Jacó), estar mais perto, mais unida. Levi vem a se tornar o chefe de uma das 12 tribos de Israel, a Tribo de Levi. 


Deus Faz promessa ao povo de Israel se este guardar a sua aliança, tendo o direito e privilégio de ser povo escolhido de Deus.



Deus então chama Moisés ao monte Sinai e lhe entrega a Lei escrita em tábuas de pedra (Êx. 24.12), mas por causa da demora de Moisés em descer do monte Sinai, o povo começou a pedir outros deuses a Arão (irmão de Moisés), por que não sabiam o que tinha acontecido a Moisés ( Êx. 32.1).


Mas quando Moisés desce do monte Sinai, encontra o povo adorando um bezerro de ouro e de tanta ira, quebra as tábuas da lei, e mais, manda matar os idólatras (Êx. 32.25).


A partir deste versículo começa a se confirmar a função dos Levitas, como foram escolhidos e por que motivo, foram separados por Deus.


Os homens da tribo de Levi, foram os únicos que não se voltaram ao ídolo e ficaram ao lado de Moisés (Êx. 32.26), e foram os que com espada mataram aos idólatras, e através da atitude de se colocarem ao lado de Moisés e de Deus.
 
A Tribo de Levi então começou a se mostrar uma tribo com especial importância para UNIR Deus e o homem, podemos tratar também com a finalidade de UNIR Deus e a Igreja.
 
Após o episódio Moisés volta a interceder pelo povo, mesmo Deus querendo exterminar-los, mas Deus em sua grande misericórdia os perdoa novamente, fazendo novo conserto, e manda Moisés subir ao monte novamente onde escreve as novas tábuas da Lei, e descendo Moisés do monte explica ao povo aquilo que Deus coloca como lei para eles e também a construção do Tabernáculo (Êx. 35.11).
 
Representação do Tabernáculo na época de Moisés
O Tabernáculo então é construído o Senhor escolhe quem vai administrar o Tabernáculo, o lugar onde a Gloria do Senhor se fazia presente, e os escolhidos são os filhos de Arão e os da tribo de Levi ( Nm.: 3.7), Deus chama os levitas de forma especial (Nm. 3.12-17 e 1ª Cr. 15.2), são consagrados e purificados para que sejam separados por Deus (Nm. 8.6-14). Os levitas agora passarão por cabeça de seus irmãos ( 1Cr. 15.12).

O que faziam os levitas?

Com isso, os Levitas ficam responsáveis para cuidar do Tabernáculo, e posteriormente do Templo. Tanto no transporte, arrumação, cerimonial, limpeza, administração, ou seja, tudo que se fazia no Tabernáculo era de responsabilidade dos levitas.

E para isso acontecer, Deus os colocou exclusivamente para cuidar do Tabernáculo, então os Levitas não trabalhavam exclusivamente na manutenção e administração do templo. Foi aí que Deus instituiu o dízimo, onde a décima parte dos ganhos e da produção das outras 11 tribos deveriam ser entregues no Templo para manutenção da casa de Deus.

Quem são os Levitas nos dias de hoje?

Levitas do Ministério Apostólico Renovado - MAR Campo Grande - MS

São todos aqueles que trabalham de alguma forma dentro da casa de Deus. Músicos, cantores, dançarinos, porteiros, zeladores, diáconos, etc. Mas existe um parenteses aí, pois como foram criados para UNIR a Igreja e Deus, não basta estar participando de alguma atividade na igreja, mas além disso, estar com o coração envolvido com o que se está fazendo, deve ser responsável para que o facilite o corpo da igreja a se unir esperitualmente com o Senhor, se entregando como oferta de sacrifício no altar, não o de matar e verter sangue de animais, mas o sacrifício de tempo, o sacrifício muitas vezes de dinheiro, etc.

Os levitas são de suma importância, pois sem eles a casa de Deus não caminha, sem eles a igreja não consegue romper.


Em cima desse assunto podemos discorrer sobre diversos outros, como o da imporância do dízimo e das ofertas, mas fica para outro post.

Acho que ficou um pouco extenso mas ta valendo.

Espero que gostem e um abraço.


ps.Se por ventura discordar ou achar que devo inserir alguma coisa, deixe um comentário que daí eu faço qualquer alteração que seja pertinente.


12 comentários:

  1. Oi Pr. Jamil, não concordei com o seu termo: "(...) oferta de sacrifício no altar, não o de matar e verter sangue de animais, mas o sacrifício de tempo, o sacrifício muitas vezes de dinheiro, etc."
    Pois não precisamos mais oferecer sacrifícios, pois o maior de todos, já foi feito, a morte de Jesus: um sacrifício perfeito e completo.
    Se nós nos colocamos a disposição no trabalho do Senhor, é oferta de amor, por que vem da obediencia, confiança e temor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade eu concordo com pastor, porq o dizimo foi instituído por Deus, em Malaquias, o Senhor chega a nos acusar de roubar Ele:

      “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda” (Ml 3.8-9).

      Ao contrário do que muitos pensam, dar dinheiro na igreja nao serve só para pagar o salário do pastor, mas também serve para a manutenção do templo, como agua e luz,e até melhorias nas proprias construções, e também serve para a obra, como construção de uma nova congregação, para ajudar missionários que foram evangelizar em outros lugares e tem varios outras formas que o dízimo e as ofertas ajudam na OBRA DE DEUS.

      Excluir
    2. Sim. Concordo. O dízimo e muito importante. Na minha igreja, fazemos doação de cestas básicas a população carente próxima e compramos os mantimentos com estes recursos, assim como remédios e tantas outras ajudas.

      Excluir
  2. nosssaaaa muito obrigada me ajudou muito seu comentario gloria a Deus..

    ResponderExcluir
  3. ENTÃO NÃO PRECISAMOS MAIS PAGAR O DIZIMO.

    ResponderExcluir
  4. O SACRIFÍCIO JÁ FOI FEITO PELO SENHOR JESUS.PORÉM DEVEMOS ATENTAR PARA CORINTIOS CAPITULO 9 VERSICULO 7:Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. REFLITAM

    ResponderExcluir
  5. Prezados Boa tarde! Creio eu que o sacrifício ao qual o irmão se referiu é que: Tudo aquilo que é contra a CARNE é sacrifício para o Homem que não conhece os preceitos de Deus, por ex: O DINHEIRO se torna um sacrifício e tudo que envolve dinheiro, TEMPO, nem todo mundo quer dedicar um certo tempo na Obra do Senhor! é sacrifício, AMOR AO PRÓXIMO esse é de matar rsrs... conhecem Jo 3.16 mais não conhecem 1 Jo 3.16 é um sacrifício, ABADONAR O MUNDO e etc.. Creio que os irmãos já entenderam...

    Um Grande Abraço... oscar_inacio@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  6. Outra coisa na questão dos Dízimos é que não pagamos nada e sim devolvemos o que é de DEUS! Veja, trabalhamos por que temos saúde, mais quem nos concede a saúde? DEUS! DEUS é dono de tudo o que está sobre e sob a terra, e tudo que está no Céu! E Deus criou o Céu e a terra, tudo pertence a Ele! Leiam Gn 1.
    oscar_inacio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quem arcará com as despesas da casa do tesouro? energia, água, equipamentos de som, cadeiras, e tudo que necessita para o desenvolvimento?
    Malaquias 3.8,9 como o irmão já falou!
    Abraços, oscar_inacio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso. Simples assim. A resistência em dar o dízimo e muito grande, mas para o mundo comprar uma roupa de " grife " todo mês, a maioria das pessoas não tem constrangimento nem dúvidas.

      Excluir
    2. A casa do tesouro ficava em Jerusalém e os dízimos que nunca foi dinheiro era dado ao levitas, essa passagem de Malaquias foi dirigida exclusivamente aos sacerdotes ladrões e ao povo de Israel, Malaquias 1.1 e 2.1, não serve aos cristãos.

      Excluir

Variados

2leep.com

Você poderá gostar também >>

Related Posts with Thumbnails