6 de out. de 2010

Sou cristão, posso usar piercings ou tatuagens?


Navegando pelo site www.EJesus.com.br vi esse texto e pensei, isso tem que ir para o meu blog

A autora Marcia Cristina Rezende usou vários argumentos e conseguiu escrever em palavras tudo aquilo o que eu pensava, e ainda deu referências bíblicas para embasar seu texto. 

Simplesmente genial.

O texto é longo mas concerteza vale a pena le-lo. Confira:


Pode o cristão fazer tatuagens ou colocar piercings em seu corpo?
Nessa tatuagem está escrito ICThUS (ΙΞΘΥΣ) é a tradução no grego antigo para peixe. Esta palavra foi considerada já pelos cristãos primitivos como um acróstico da expressão Iesus Christos Theou Uios Soter, que quer dizer Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. Foi um dos primeiros símbolos cristãos, juntamento com o crucifixo e continua a ser usado pelas denominações e igrejas cristãs.
Conhecida como “Body Modification“, a prática de fazer modificações no corpo tem atraído a muitos, principalmente jovens e adolescentes. Aplicações com ferro quente, desenhos feitos com bisturi, implantes, bifurcação da língua, a variedade é grande… Um pouco menos radical e bem mais comum entre a galera, está o uso de piercings e tattoos. Enquanto isso, alguns se perguntam: o que a Bíblia diz sobre este assunto? Qual deve ser o posicionamento do cristão diante destes modismos? É possível um jovem, cujo desejo sincero é obedecer a Deus, colocar um piercing – por exemplo – e manter-se firme em sua fé?






Este é um assunto polêmico e sempre motivo de grande discussão no meio evangélico. Pode ou não pode? Convém ou não convém? É pecado ou não é? Vamos tentar analisar o assunto sem preconceitos e de maneira mais objetiva possível.

ORIGEM 

Usar a pele para tatuar imagens e introduzir adornos é um costume que vem de civilizações muito antigas. Achados arqueológicos (alguns com mais de 4 mil anos) comprovam seu uso em várias culturas primitivas, como Egito, Índia, Nepal, Malásia, Tailândia, Maia, Asteca, Nova Zelândia, etc…

A popularização de tais práticas nos grandes centros urbanos advém dos anos 70, com os punks na Inglaterra e o movimento gay nos EUA. A moda chegou ao Brasil com força total na década de 80, primeiramente entre as “tribos” do underground e culturas alternativas, se disseminando entre artistas e roqueiros, espalhando-se depois entre as mais diversas camadas sociais tornando-se um símbolo pop.


“Rei dos reis, Senhor dos senhores” em hebraico

SIGNIFICADOS DIVERSOS

A origem dos piercings e tatuagens está ligada a costumes de muitas civilizações antigas, e possuem vários significados de acordo com cada época e cultura.

No Egito, piercings no umbigo eram identificadores de realeza e beleza. Os Maias usavam tatuagens e piercings por motivos religiosos, estéticos e também para inibir os inimigos. No oriente (China, Japão), a tatuagem era uma espécie de homenagem a uma determinada divindade. No Império Romano, os escravos eram tatuados como sinal de senhorio. Entre os hebreus perfurar a orelha simbolizava um pacto de escravidão (Ex 21.6). Em várias culturas antigas, a tatuagem era feita por feiticeiros, como parte de rituais de passagem ou de cultos pagãos, crendo que sangue que saía das feridas levava consigo os espíritos malignos.

Mais recentemente, na Europa do séc. XVII, a tatuagem passou a ser usada pelos marujos como um talismã, distinguindo-os dos demais. No Holocausto, nazistas tatuavam os prisioneiros judeus para ofenderem sua fé e dignidade. Em algumas regiões da Europa e também nas Américas, era comum as prostitutas levarem uma marca de seus cafetões, como um atestado de propriedade. Já os membros da máfia japonesa Yakuza tatuavam grande parte do corpo como prova de coragem e de fidelidade à gangue.

Nas últimas décadas popularizou-se o uso de tatuagens por presidiários, que tatuam o corpo com marcas que revelam sua personalidade, exibem o delito que cometeu, diferenciam a facção à qual pertencem ou ainda servem como uma espécie de código, com alguma mensagem oculta.

Nos dias de hoje, em nossa sociedade, a grande maioria dos adeptos de tais adornos, o faz por motivos estéticos ou culturais. Alguns o querem como adorno por ser simplesmente bonito e atraente, outros por simbolizar sua adesão a determinada “tribo” ou ideologia, outros encaram como uma expressão de princípios e valores pessoais e há também quem os veja como uma espécie de fetiche.


Sinal do peixe (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador) e Jesus o Messias

OPINIÕES CONTRÁRIAS

Não dá para negar que piercings e tatuagens trouxeram para as cidades a consagração de uma nova tribo urbana. Entretanto, não são poucos os que se levantam contra esta prática, sob vários argumentos.

Tatuagens e Piercings são frequentemente relacionados à atitude de agressividade e rebeldia, com uma conotação de rompimento com os pais, o núcleo familiar e a sociedade vigente. Uma maneira de externar descontentamento e o desejo de uma vida alternativa, marginal, contrária à ordem estabelecida. Inclusive alguns setores profissionais simplesmente não contratam funcionários que tenham qualquer tipo de modificação em seu corpo, alegando que alguns adereços transgridem a visão de seriedade que a empresa ou instituição deseja transmitir.

A classe médica também tem suas restrições. Inúmeros estudos e pesquisas têm apontado os riscos de tais práticas que, mesmo seguindo todas as prescrições de higiene e realizadas por profissionais devidamente habilitados, podem acarretar infecções das mais severas, abscessos, alergias, quelóides e até hemorragias.

Entretanto, dentre os principais opositores de tais práticas, estão boa parte dos cristãos – católicos e evangélicos. Eles defendem que o exterior precisa refletir a pureza do coração e que tais adereços “corrompem” o corpo e trazem sérias implicações espirituais. Acreditam também que o uso do piercing esteja ligado a crenças hinduístas. Isto porque um dos locais mais comuns de colocação dos piercings (umbigo) corresponde a um dos sete pontos chamados chakras, que são, segundo a cultura oriental, os centros de energia onde se daria a interação entre o corpo e a mente. Os outros demais pontos conhecidos como chakras localizam-se no topo do crânio, no meio da testa, garganta, coração, ventre e baixo ventre.

Está escrito Jesus, o messias


BUSCANDO A RESPOSTA NO LUGAR CERTO 

Mediante tanta controvérsia, voltamos à questão inicial: é lícito ao cristão fazer uma tatuagem ou colocar um piercing?

Sendo a Bíblia nosso livro de fé e prática, vamos buscar nas Escrituras esta resposta.

1. O que a Bíblia diz sobre Tatuagem

O único texto que fala a respeito de tatuagem na Bíblia encontra-se em Levítico 19:28: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.” (Edição Almeida Revista e Corrigida).

Este texto faz parte de um conjunto de leis dadas por Deus ao povo de Israel que precisam ser interpretadas à luz do Novo Testamento e do restante das Escrituras. Neste mesmo capítulo, encontramos vários outros mandamentos, tais como: “durante a colheita, não colham as uvas que tiverem caído no chão” (v.10); “não furtem” (v.11); “não procurem vingança” (v.18); “não usem roupas feitas com dois tipos de tecido (v.19); “não aparem as pontas da barba” (v.27); e “honrem os anciãos” (v. 32); dentre outras. Como saber quais destas Leis devem ser obedecidas pelos cristãos e quais se restringem a uma determinada época e à cultura? Quais leis expressam o caráter e a santidade de Cristo? Quais podem ser identificadas como fruto produzido pelo Espírito Santo na vida de um indivíduo? 

Podemos encontrar a resposta verificando quais delas se repetem em outros textos das Escrituras e do Novo Testamento. Com esta regra simples e básica de hermenêutica aplicada às seis leis citadas acima, não é difícil concluir que:

a) mesmo desfrutando da Graça de Deus e tendo sido libertos da escravidão da Lei, espera-se que aquele que foi justificado por Cristo não furte, não busque vingança e honre os anciãos;

b) por outro lado, não há em nenhum outro lugar da Bíblia, além da Lei Mosaica, algo que indique ser pecado misturar dois tipos de tecido na mesma roupa, aparar os cantos da barba ou recolher todas as uvas na colheita. Da mesma forma que não encontramos respaldo nas Escrituras para classificar como pecado o ato de “fazer marcas no corpo”.

É verdade porém, que existem várias citações bíblicas que condenam quaisquer rituais em favor dos mortos. Portanto, a Bíblia não condena o ato puro e simples de fazer marcas no corpo, mas é explicitamente contra fazer tais marcas se as mesmas tiverem qualquer tipo de relação com os mortos.

2. O que a Bíblia diz sobre Piercing?

Encontramos na Palavra de Deus alguns textos que fazem referência a brincos. Gênesis 35:4 e Êxodo 32:2-3 descrevem homens e mulheres que usavam brincos nas orelhas como um tipo de adorno. Em Ezequiel 16:12 o brinco feminino aparece como uma jóia presenteada pelo próprio Deus. Tal adereço aparece também em outros textos, e em nenhum deles é tido como algo que o Senhor não aprova.

O texto usado como base para condenar o uso de brincos (para os homens) e piercings em geral, encontra-se em Êxodo 21:1-6: “Então seu SENHOR o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre” (Ex 21:6).

Aqui lemos que a prática de perfurar a orelha entre os judeus era símbolo de uma aliança de escravidão voluntária. Todas as pessoas que vissem um homem com orelha furada saberiam que ele escolheu, de livre e espontânea vontade, ser escravo de alguém. Note que não é uma referência ao uso de brincos, mas sim ao ato de furar a orelha.

Tal costume também fazia parte do conjunto de Leis dado ao povo de Israel, e não encontramos nenhuma recomendação ou proibição a esta prática nos Livros Proféticos ou no Novo Testamento, denotando ser, portanto, algo específico para aquele povo e para aquela época.

Sendo assim, se alguém está convencido de que brincos, piercings e tatuagens eram uma questão moral para o povo de Israel, então tal pessoa deve se abster delas. Contudo, a Bíblia não declara que existem falhas morais envolvidas no uso de um piercing ou uma tatuagem, não importa qual seja o contexto.

O caso seria muito similar a outros mandamentos tais como a proibição de tocar em nenhum animal morto (Lv 5:2), de comer carne de porco (Dt 14:8) ou de se sentar na mesma cadeira onde antes se assentara uma mulher que estava “naqueles dias” (Lv 15:20). Tais práticas são inocentes em si mesmas. Elas foram consideradas erradas no antigo Israel por causa de sua associação com práticas pagãs. Se essas ações não possuem associações perversas em nosso tempo, então não existe nenhuma razão para proibi-las.


Louvado seja Javé

NÃO É PECADO… ENTÃO PODE?

Calma lá, vamos devagar… O texto de 1 Coríntios 6:12 alerta: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”. Nem tudo é conveniente para o cristão, mesmo não sendo pecado. Há que se usar o bom senso em cada situação.

Longe de pretender colocar um ponto final a essa discussão, e tentando fugir de radicalismos (geralmente tão perigosos), creio que o jovem cristão que pensa em se utilizar de algum tipo de adorno que transforme permanentemente – ou não – o seu corpo, precisa antes ponderar séria e demoradamente sobre algumas questões:

1. Por que quero fazer isso no meu corpo? “…quer vocês comam, bebam, ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para glória de Deus.” (I Co 10:31)

2. Isto prejudicará outras pessoas? “…façamos o bom propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.” Rm 14:13

3. Esta decisão viola de alguma maneira a autoridade dos seus pais, líderes espirituais ou governo? “Aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu” (Rm 13.2)

4. Vai causar algum tipo de mal ao meu corpo? “O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo.” (Pv 11:27)

5. Vai deformar de alguma forma a minha dignidade humana? “Vivam de maneira digna da vocação que receberam.” Ef 4:1

6. Apresenta alguma aparência do mal? “Fujam da aparência do mal.” (I Ts 5:22) 

7. A natureza da prática dá lugar à carne, envolve magia, ocultismo, idolatria, exploração ou malignidade? “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus” (Cl 3.17)

8. Trará edificação ou a glória de Deus? “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” (1 Co 6.20)

9. Posso testemunhar da minha fé enquanto faço isso? “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.” (1 Pe 3.15)

10. Minha consciência terá paz se eu fizer assim? “Combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência…” (I Tm 1:18-19)

* Uma resposta honesta a cada uma dessas perguntas é o que deverá definir sua escolha. São questões pessoais e diretamente ligadas à consciência, personalidade, ambiente, cultura e visão de mundo de cada indivíduo. 


Essa ficou top de linha einh?

CONCLUINDO 

O uso de adornos em geral está vinculado mais ao contexto cultural que espiritual. Por isso, não existe uma resposta única e categórica nestes casos. Para alguns, o uso de piercing, tatuagens, maquilagem, tintura no cabelo, tornozeleiras e afins é encarado com naturalidade e em nada contraria a sua fé ou seu relacionamento com Deus. Já para outras pessoas podem significar uma afronta gigantesca à santidade de Deus. Assim sendo, trata-se de algo pessoal, segundo a consciência e a cultura de cada indivíduo.

Obviamente, mesmo para os adeptos de um visual mais extravagante, existem piercings e “piercings”, tatuagens e “tatuagens”. Piercings agressivos e tattos com figuras antibíblicas sempre expressarão uma mensagem contrária à fé cristã e devem sempre ser rejeitados, como por exemplo: símbolos da Nova Era, desenhos de escorpiões, serpentes, dragões, formas sensuais, figuras esotéricas, estampas de astros e signos, caveiras, etc…

Vale lembrar ainda que, embora a tatuagem possa ser retirada por um cirurgião plástico, o procedimento não é tão simples quanto se pensa. Uma vez feita, a remoção é difícil, e quase sempre se for eliminada, deixará uma cicatriz na pele. Então evite tatuar nomes de namorados ou de qualquer outra coisa que depois, possa vir a se arrepender. Além disso, não se esqueça que esta mesma tatuagem continuará em seu corpo quando você tiver 50, 60 ou 80 anos de idade.

Lembre-se também que, por mais cuidado que se tome, sempre haverá o risco de infecções e outras complicações. Por isso é importante escolher um local devidamente regularizado para fazer sua tatuagem, com bons profissionais, e dentro das mais rígidas normas de higiene e segurança. Caso você ainda não saiba a tatuagem será gravada em sua pele com agulhas e tintas; as agulhas perfuram superficialmente a sua pele, mas entram em contacto com sangue. Portanto, todo o material utilizado para fazer a tatuagem deve ser descartável. As mesmas dicas valem para piercing que, dependendo do lugar que se coloca, costuma infeccionar com maior frequência.

Jesus Cristo, em todo o seu ministério nunca julgou ou condenou alguém por sua aparência. Ele sempre olhava para o coração. Como Ele, precisamos aprender também a olhar o outro com amor, sem preconceitos, lembrando que somos livres em Cristo para usufruirmos da multiforme Graça de Deus afinal, unidade não é conformidade.

Aquele que gosta ou acha certo, que haja em coerência com sua consciência. E aquele que não concorda ou acha errado, que faça o mesmo. Simples assim! 

E pra terminar: “Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois o Senhor é capaz de sustentá-lo. Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.” (Rm 14:4,10,12). Vivamos pois, a nossa fé em liberdade e amor.

Porque SER IGREJA é vivenciar a simplicidade do Evangelho e a essência do Cristianismo: amar a Deus e ao próximo.

Eu sempre tive vontade de fazer uma tatuagem, só não sei o que e aonde, mas que eu tenho vontade eu tenho.
Espero que tenham gostado, um abraço e fiquem com Deus.

25 comentários:

  1. Nossa fico muito bom esse post!!
    me ajudou bastante.
    muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. nossa amei sua maneira de escrever, é gostoso de ler, e muito ultil
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito interessante o post.
    Creio que o versículo chave para essa situação é o mesmo que já foi citado; "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém...".
    Quando me converti usava piercing e continuei usando por um bom tempo, mas o Espírito Santo me incomodou, até o dia que eu resolvi tirar. Ninguém pediu, apenas o Espírito Santo. E eu comecei a me analisar; se eu sou o templo do Espírito, e ele me pediu para tirar, é porque não me convém usá-lo. Mas creio que com a tatuagem é diferente, deve ser muito bem pensado antes. Não creio que o templo de Deus era pixado ou cheio de desenhos, mesmo que para o louvor dEle. Então, para que fazermos com nós, que somo o próprio templo?? Mas é apenas a minha opinião, e tem mais um versiculo que talvez esclareça muita coisa. Abraços, que Deus o abençõe.

    - Que cada pessoa examine o seu modo de agir! Se ele for bom, então a pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir com o dos outros. Gálatas 6:4

    ResponderExcluir
  4. Acho que o fato de nós cristãos estarmos preocupados em fazer tatuagem sendo lícito ou ílicito perante Deus, só prova que estamos olhando demais para as coisas do mundo e deixando de lado as coisas que são mais da vontade de Deus.
    Não que Deus vá mandar ninguem para o inferno por fazer ou ter uma tatuagem,mas essa atitude talvez só reflete o quanto nosso coração está vislumbrado com as coisas do mundo e não de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que cada pessoa tem um relacionamento íntimo com Deus, pessoal e único. Se Deus pediu para que um tirasse o piercing e pra outro ele não pediu é porque Ele tem um propósito na vida de cada um. Devemos entender que tudo que Deus faz é para que sejamos melhores, para que sejamos felizes, para que conheçamos melhor o Seu ser.

    Se Deus me pede algo isso não quer dizer que com todos será assim, Deus pede aquilo que podemos dar a Ele, e Ele pede com um motivo pessoal, que ao final é para o nosso próprio crescimento.

    É isso.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem escrito o post, parabens!
    acredito realmente que esse tipo de questão é muito pessoal e cada um sabe o relacionamento que tem com Deus. O problema é o preconceito com que vemos tudo que nos é estranho e esa questão da tatuagem advem de um preconceito eurocentrista, onde tudo que é oriental é exotico e pecaminoso!

    ResponderExcluir
  7. é, começa com cultos pagãos feitos a demonios, passa pelo movimento gay dos eua, agora usadas pelos presidiarios, como nao me encaixo em nenhum desses nao vou fazer tatuagem, e vc q já fez ta lascado

    ResponderExcluir
  8. Sou tatuador já tem 9 anos o mesmo tempo em que decidi que Jesus Cristo torna-se meu Senhor e Salvador....Precisamos entender que Deus é Espírito então automáticamente eu também sou um espírito pois diz as escrituras " Deus nos fez a sua imagem e semelhança" então logo sou santo como Jesus é Santo dos santos.....E creio que o Espírito Santo de Deus não nos incomoda quando nos quer nos orientar ou direcionar mas sim nos direciona em amor, e nos ensina pela palavra...E cada vez mais é confirmado em meu coração que nem piercing e nem tatugem é pecado, e se peco Jesus Cristo é quem me justifica, pois ! "PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."Romanos 8-1... A paz amados

    ResponderExcluir
  9. BANDO DE MONGOLÕES TENQUE SE TATUAR E SER DO CEDRO!!

    VAO TOMAR NO CU O QUE TEM A VER UM BAGULHO COM O OUTRO?

    A VAO TOMAR NOS OLHOS!!


    O QUE É CEDRO
    ?

    ...

    ResponderExcluir
  10. Deus? Tatuagem existe. Deus não existe. Vai vendo...

    ResponderExcluir
  11. sou tatuador, trabalho ha mais de 10 anos com essa arte. ainda existe mto preconceito em relação a tatuagem, nao soh no meio religioso mas na sociadade. porem, mtas coisas q a biblia diz nao eh exatamente o q ta escrito la.... bilbia eh um ametafora, e alem do mais todos temos o livre arbitrio certo???

    entao, pq a gente nao faz o q vem nas nossas cabeças, preocupando-se apenas em ser uma pessoa boa, fazer o bem. nao precisa de uma igreja pra ter Deus no coraçao ou acreditar nele... a verdadeira religiao esta no coraçao das pessoas e nao em um templo de madeira ou de pedra.
    se Deus eh tao bom e misericordioso como todos falam, ele ira entender esse ponto de vista...

    tatuar eh uma arte nao pecado.

    ResponderExcluir
  12. Tatuagem eh coisa do Satanais! E nao adianta tatuar Cristo que vc vai queimar mais ainda no inferno por cometer essa Blasfemia contra a sagrada imagem de Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o post
    Acho que isso é questão de consciência se tu fizer e não mudar teu modo de viver não vejo mal algum

    ResponderExcluir
  14. "Tatuagem eh coisa do Satanais! E nao adianta tatuar Cristo que vc vai queimar mais ainda no inferno por cometer essa Blasfemia contra a sagrada imagem de Jesus."

    A pessoa que falou isso aí em cima é ridícula, além de julgar outra pessoa não sabe o que fala. Cada um faz o que quer da sua vida, e como outro amigo disse aqui, acreditar em Deus, fazer o bem, entre outros, é sinal de boa ação espiritual, não precisamos ir para igrejas para dizer que somos religiosos... (existem diversas por aí que não podemos dizer qual é a de verdade, isso não existe.) Melhor crer, fazer o bem aos outros e a si mesmo, ser sempre do bem, acreditar, orar, do que tá se metendo em lugares onde a palavra é suja, sempre enganando os 'fiéis' em troca de dinheiro, isso sim é coisa malígna. Fazer tatuagem, usar piercing, cortar o cabelo, vestir uma roupa, ser estiloso, não é mal algum, apenas uma característica, cada pessoa tem seu jeito, cada pessoa escolhe como quer ser, o que quer ser. Não há igreja ou crente que possa julgar uma outra pessoa. Apenas Deus. Não julguem ninguém, JAMAIS, pela sua aparência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssimo, como uma pessoa pode dizer aquilo? Quer dizer que quem tem tatuagem não será salvo? Totalmente ridículo, deixaremos de passar a palavra pra pessoas que tem alguma tatuagem no corpo, entristece saber que ainda existem pessoas nas igrejas com essa visão. Deus que coração, espirito e servidão a Ele(testemulhos, ações etc). Porque eu acredito que tem gente que é todo tatuado que serve mais a Deus que aqueles que aparentam ser os 'santos'. Enfim, minha opinião e ótima colocação Igo

      ps: não tenho tatuagem, já tive piercing (só tirei porque inflamou, porque meu corpo muda, mas meu coração diante de Deus não!)

      Excluir
  15. "Tatuagem eh coisa do Satanais! E nao adianta tatuar Cristo que vc vai queimar mais ainda no inferno por cometer essa Blasfemia contra a sagrada imagem de Jesus."


    Pai, Perdoai... Ele Não Sabe O Que FALA.




    ótimo post.

    ResponderExcluir
  16. a agulha entra na pele, entra a tinta, infecciona e fim de papo XD

    ResponderExcluir
  17. BOA TARDE A PAZ IRMÃOS:

    AS PESSOAS DE UM MODO GERAL QUE FREQUENTAM AS IGREJAS AINDA NÃO FORAM RESTAURADOS EM SUA INTEGRALIDADE E EM RAZÃO DISSO AINDA TRAZEM ARRAIGADOS SEU PENSAMENTOS E ACHISMOS PESSOAIS EM DETRIMENTO DO QUE DIZ AS ESCRITURAS.
    SÃO CAPAZES DE JULGAR COMO NÃO CRISTÃO UM JOVEM QEU FEZ UMA TATUAGEM OU POSSUI UM PIERCING MAS TOLERAM TRANQUILAMENTE O ADÚLTERO,O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS,AS FOFOCAS AS FACÇÕES E MUITAS OUTRAS COISAS.
    É INADIMISSÍVEL O JOVEM TATUADO E A JOVEM COM PIERCING NO UMBIGO MAS É TOTALMENTE PERMISSIVEL E ACEITÁVEL NAS IGREJAS A MANUTENÇÃO DO PECADO QUE NÃO APARECE AOS OLHOS, EXPLICO: UAM PRATICA COMUM DOS JOVENS TOTALMENTE INOCENTE COMO UAM TATUAGEM DE SURF É PECADO AOS OLHOS DOS FARISEUS DA IGREJA, MAS AS FOFOCAS, O FURTO, AS FORNICAÇÕES .. AHH ISO É TOLERADO E JOGADO SOB O TAPETE POIS NINGUÉM VÊ.
    Á A MALDITA HIPOCRISIA DE UMA IGREJA QUE INSISTE EM NÃO TOAMR SUA POSIÇÃO DE NOIVA DO CORDEIRO.. VAMOS ORAR.. VAMOS ORAR PORQUE ESTÁ DIFÍCIL.

    PR CLAUDIO ACCONCI
    12 9725 8223

    PS: EXCELENTE TEXTO, VC É BEREIANA.

    ResponderExcluir
  18. adorei o post.
    Sou cristã tenho varias tatuagens. seu post foi escrito com muita propriedade e embasamento biblíco. na verdade o que vivemos hj dentro da igrejas é um conjunto de dogmas e doutrinas feitas por homens com interpretações errôneas de trechos da Bíblia. Evidente que todas as coisas são lícitas e Deus nos deu o livre arbítrio para escolhermos o q for melhor . Deus nos trata na individualidade . Infelizmente é muito mais facil julgar as pessoas e criar rótulos de salvação para as pessoas. PArabéns novamente peolo post

    ResponderExcluir
  19. Soberbo seu post.

    Não tenho nem tatoos nem piercings, nem pretendo faze-los, mas acho triste ver que muitas denominações condenam a pratica (e o praticante) sem embasamento nenhum, e mesmo que tivesse ainda deveriamos amar o proximo do mesmo jeito.

    Esse texto dara a luz a muitos amigos meus

    ResponderExcluir
  20. Fujam da aparência do mal? Que mal pergunte, mas como é a aparência do mal? Alguém por acaso já teve algum encontro em pessoa com o "Mal" pra poder dizer, ou é só mais um daqueles padrôes impostos por pessoas que acham que sabem mais que os outros e são aceitos naturalmente sem maiores considerações dos que os ouvem?
    Acho que a aparência do mal é extremamente subjetiva... arte não é ciência exata...

    ResponderExcluir
  21. Excelente post

    Achei bem neutro, e com ótimas referencias bíblicas,é uma pena mesmo que as pessoas julguem as outras pela aparência e não pelo caráter,porque para eles mais vale um homem perfeito (coisa que não existe porque quem é perfeito não necessita de Cristo) do que um homem buscando se parecer com o caráter de Cristo, gerando fardo sobre os ombros dos irmãos,eu acredito sim que o Espírito Santo possa direcionar as pessoas a deixarem de usar certos adereços, mas acredito q tudo isso possa ter um propósito, e não é porque ele falou comigo q isso se torna regra para os demais irmãos, Deus trata cada um individualmente.
    Excelente também foi o comentário do PR CLAUDIO ACCONCI, muito sabias as suas palavras

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do texto do início e também do texto do Pastor Claudio. Infelizmente vivemos hoje com uma grande gama de igrejas que acabaram surgindo de contendas entre membros de algumas denominações e estes saem e abrem uma portinha criando doutrinas muitas vezes totalmente fora da Palavra de Deus. Somos livres em Cristo, e responsáveis por nossas atitudes. Temos por obrigação passar tempo com a Palavra e com o Espírito Santo para sermos instruidos em amor e assim sabermos tomar nossas decisões. Acusar e julgar as pessoas como foi dito em alguns posts já demonstra a falta de espiritualidade de alguns e principalmente o argueiro na frente de seus olhos. Somos livres para usar brincos, piercings, tatuagens, etc...desde que nossa consciência cristã nos permita. É uma decisão nossa, tenho tatuagens e posso garantir que minha espiritualidade não diminuiu por causa disso. Deus conhece meu coração e é isso que importa.

    ResponderExcluir
  23. Bom, penso que tatuagem é pra sempre e por isso temos que pensar bastante. Tenho duas que marquei em mim pela relevância que teve em minha vida, o que não mudará. Minha profissão e meu hobbi predileto, que ao envelhecer, continuarão, ainda que minha idade não permita realizar um, outro ou os dois, mas estarão sempre no meu coração e, para aqueles que não conseguem ver com os olhos do espírito o coração do outro, estará na pele. Um dos textos deixa claro que devemos ter a resposta aos que nos perguntarem por que esta ou aquela marca. Assim, nomes de pessoas(que poderão não mais fazer parte de nossas vidas a qualquer momento), marcas ideológicas e religiosas(cristão, candomblé, hinduísta ou comunismo, etc, podemos mudar as idéias com o passar do tempo), monstros(já não basta suas próprias rugas, que terão ao envelhecer, hehe). Enfim, não se trata de poder ou não, trata-se da consciência que devemos ter. Um conhecido meu tem tanta tatuagem sem significados que está arrependido, quando consigo definir as minhas e ele, com nome de namoradas que já estão até casadas com outros homens e monstros, que de vez em quando diz tem vontade de queimar a pele para não ficar olhando para aquilo...Enfim, consciência, na dúvida, não se mexa.

    ResponderExcluir

Variados

2leep.com

Você poderá gostar também >>

Related Posts with Thumbnails